Pages

sábado, 31 de agosto de 2013

A QUEDA

"A boca fala do que o coração está cheio" - Mateus 12:34
 
Tudo o que falamos está dentro de nós, como desejos ocultos ou inconscientes.
Há quem acredite que nossas palavras tem poder, e que devemos nos preocupar com o que sai de nossa boca, pois daremos conta de cada palavra.
 
E quando em momentos de muita alegria ou de profunda tristeza, falamos coisas sem pensar. E quando essas palavras impensadas, se tornam realidade.
O que fazer?
 
Nas páginas de A Queda, você não encontrará esta resposta. Mas, irá caminhar com um pai, que num momento de sensibilidade, movido pela beleza de uma construção humana, irrefletidamente "deseja" o pior para seu filho ainda não nascido.
 
Longe de ser um meio de aplacar a dor, arrancar o remorso ou mesmo buscar perdão, os 424 passos de Diogo Mainardi, autor do livro, me levaram a conhecer o lado belo de uma historia triste.
 
Através de fatos curiosos, lugares, pessoas que se encontram e reencontra na historia e através do milagre que é "Tito" - o filho - e suas conquistas, você se reencontrará com a humanidade, encontrada por este pai.
 
Super recomendo.
 
A Queda
Diogo Mainardi
 
 
 
 

domingo, 25 de agosto de 2013

PULGA ATRÁS DA ORELHA


"A minha alma está armada e apontada para a cara do sossego, porque paz sem voz, não é paz, é medo" 
O Rappa

A minha alma está a(R)mada, livro de Sergio Pavarini lançado em 2011, foi tema de uma palestra na Igreja Betesda ZL na noite de 24 de Agosto.

Através de músicas do Pop Rock Nacional, muito humor, gossip gospel, experiência de vida, Bíblia e muito do espirito revolucionário que O conduz, Pava direcionou os aproximadamente 50 jovens que compareceram ao local à uma reflexão sobre o papel do jovem na mudança da Igreja.
 
Com questionamentos, que deixaram a galera muda e com muita bala na agulha disse:
"Somos (nós a igreja) menos relevantes que a sobre de Pedro".
 
Criticou lideranças, a bancada evangélica, o mercado gospel, o preconceito da mídia, a mídia comprada gospel, os preconceitos entre os próprios cristãos de segmentos diferentes, os absurdos do S.M e do M.F.  Mas também mostrou o outro lado, referencias positivas na cristandade, como a Cristolândia (da Igreja Batista) para recuperação de dependentes químicos da região de São Paulo conhecida como Cracolândia, a Visão Mundial com seu programa de apadrinhamento infantil, as ações da ABAB (Igreja que frequenta) entre outros.
 
E assim, colocou a pulga atrás da orelha de quem estava presente.
Disparou: "A culpa do que está ai é minha, é sua, pois não nos engajamos em ações que sejam realmente relevantes para o reino".
 
Citou ainda a presença de algumas igrejas nas manifestações recentes pelo Brasil, os jovens da própria Betesda que dias atrás fizeram um multirão para doação de sangue, mostrando que ainda há esperança, e que podemos fazer a diferença.

No final, fez uma breve oração e sorteou alguns livros.

 
Wagner Batizelli (foto) ganhador de um dos livros e Camila Ribas, ambos cristãos católicos, que compareceram à palestra, saíram impressionados e disseram ter gostado muito do que ouviram. Wagner citou ainda que poderia ter ficado a noite inteira ouvindo as experiências do Pavarini.

Visite o site PavaBlog e saiba onde Pavarini estará nos próximos dias.

DESAFIO

Ouvi certa vez que sou movido a desafios, não acredito que isso seja uma verdade literal. Tenho medo do novo, mudanças bruscas e repentinas me tiram o sono, sofro com a ansiedade.
 
O que não gosto, é ser tirado de incapaz, isso mexe com meu espírito, com meu valor, e darei o máximo que puder para provar para mim mesmo que consigo.
 
E assim começa a historia destas leituras: eu reclamando que precisava aumentar o meu vocabulário em inglês, meu amigo com viagem de intercâmbio marcada e meu aniversário se aproximando.
 
Logo, sem saber o que dar para um ser um tanto quando chato, meu amigo Paulinho (que ainda não voltou do Canadá)  me presenteou com três livros em inglês e me desafiou a lê-los até que ele voltasse da viagem.
 
Para azar dele, e minha sorte, li os três livros recomendados antes mesmo da viagem dele, e já li outros três, em apenas 15 dias da viagem.
 
#PerdeuMané
 
Frankenstein:
Escrito por Mary Shelley quando ela tinha apenas 19 anos - entre 1816 e 1817.
O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório.
O que mais me chamou a atenção no romance, é o contexto atual sobre desejo da fama a qualquer custo, trabalho excessivo esquecendo a família, preconceito, ódio, padrões de beleza e aceitação do outro.
 
Vale a pena a leitura, recomendo.
 
Oliver Twist:
Escrito por Charles Dickens, o romance relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.
Achei um pouco confuso, muitos personagens das quais as motivações na historia não ficam claros o bastante.
 
O livro foi, por diversas vezes, adaptado ao cinema. Destaca-se a adaptação de David Lean de 1948, e a versão de Roman Polanski, lançada nos cinemas em 2005.
 
Não assisti aos filmes, mas espero que sejam menos confusos que o livro.
 
Romeu e Julieta:
Livro clássico da literatura mundial, é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.
 
A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.
 
Sinceramente, não gostei, muito dramalhão mexicano, diálogos que de longe retratam a verdade de um romance, ao menos na minha opinião. 
 
Vale mesmo pelo  símbolo que a obra é na história.